Conquistar novos pacientes é um desafio para qualquer médico ou profissional de saúde. Esse tema é capaz de tirar o sono até mesmo de médicos experientes.

Entretanto, existem técnicas que você pode aplicar na sua clínica ou consultório para conquistar mais pacientes e aumentar sua base de pacientes.

1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma poderosa ferramenta do Google onde você pode fornecer informações essenciais sobre seu consultório.

Quando alguém está buscando algum produto ou serviço, o Google é o primeiro local onde ela pensa em buscar.

E quando você tem uma conta no Google Meu Negócio bem estruturada, com informações de endereço, contato, fotos, avaliações e link para agendamento, as chances de você ser encontrado crescem.

Por isso, é  muito importante que você trabalhe o SEO (Search Engine Optimization) da sua página, para facilitar os mecanismos de busca.

Uma boa dica é adicionar ao nome da sua conta o local onde você atua e sua especialidade antes do seu nome.

Por exemplo: Psicóloga em Bangu – Cláudia Souza.

2. Presença nas redes sociais

Se você deseja conseguir novos pacientes e fidelizar seus pacientes atuais, estar no mundo digital é essencial.

Isso significa que você precisa estar onde seus pacientes estão.

E atualmente é praticamente obrigatório que você tenha uma conta profissional no Facebook e no Instagram.

Pois as redes sociais são uma excelente forma de mostrar para as pessoas o que você oferece, ao mesmo tempo que reforça o relacionamento com já é seu paciente

Então, uma boa presença online nas redes sociais é peça-chave.

E ela é pode ser construída através de bons conteúdos educativos, interação entre profissional e seguidores e divulgação de informações relevantes para seus seguidores.

Suas postagens não devem se basear em tentar vender seus serviços.

O ideal é que a grande maioria das postagens seja de conteúdo valioso para quem te segue.

Dessa forma você constrói credibilidade, e assim seus posts de oferta (aqueles onde você vende seus serviços) serão mais eficazes.

3. Tenha um site próprio

Um site é o local onde você pode adicionar o maior número de informações em relação a sua formação, experiências, área de atuação e outros itens.

Sem levar em consideração a credibilidade que passa ao paciente em potencial que está buscando os serviços que você oferece.

Imagine que um paciente está em dúvidas entre você e outro profissional da mesma área.

Porém, esse outro profissional possui um site completo com mais informações, depoimentos de pacientes, blog e canal de contato.

As chances de o paciente agendar uma consulta com quem forneceu a ele todas as informações que ele queria são maiores.

Dessa forma, ter um site profissional bem estruturado pode deixar você em vantagem em relação a outros na hora de conseguir mais pacientes.

4. Fale sobre o que seus pacientes querem saber

Como falamos acima, o conteúdo que você postar nas suas redes sociais é muito importante para criar relacionamento com pacientes atuais e conquistar novos.

E para isso, os temas que você abordar nas suas postagens precisam ser relevantes para seu público.

Não é porque você é um dermatologista que todos os assuntos relacionados à dermatologia são de interesse do seu público.

Quanto mais você se concentrar em um nicho específico da sua área, mais você terá chances de conquistar um público fiel e que engaje com seus conteúdos.

Portanto, definir quais temas são relevantes para seu público é essencial.

E como fazer isso?

Você pode fazer pesquisas com seus pacientes antes ou depois das consultas, além de perguntar nas próprias postagens.

Ao perguntar nas postagens o que os seguidores querem você dará voz ao seu público e ainda ajudará seu engajamento de forma espontânea.

5. Publique depoimentos de seus pacientes

Vídeos de testemunhal com pacientes reais falando sobre como seu tratamento ajudou a superar um problema de saúde costumam oferecer bons resultados.

Isso porque pessoas tendem a confiar mais em outras pessoas do que propriamente em propagandas.

E ao ver um paciente real falando sobre como você a ajudou a vencer um problema de saúde, a tendência é gerar mais confiança e credibilidade.

Portanto, boas gravações de pacientes com vídeos produzidos com uma boa qualidade de som e de imagem podem ser o que falta para quebrar objeções e fazer você ganhar novos pacientes.

Esses vídeos devem estar tanto nas suas redes sociais quanto em seu site.

6. Campanha de indicação

Assim como pessoas tendem a confiar em outras pessoas, quando ouvimos amigos ou familiares falando sobre algo, a tendência é confiarmos ainda mais.

Por isso as campanhas de indicação ainda são ferramentas poderosas para conquistar novos pacientes para seu consultório.

Oferecer brindes ou descontos para pacientes pode te ajudar a, além de trazer novos pacientes, fortalecer seu relacionamento com pacientes atuais, mensurar os resultados da campanha e ter grandes chances de fidelizar esses novos pacientes.

A dica é que sejam campanhas pré-estabelecidas, com data de início e de encerramento.

Pois dessa forma você pode fazer uma boa divulgação durante o período vigente da campanha.

Pense no que seria atrativo para seus pacientes na hora de definir qual será o prêmio para cada indicação.

Pois ao indicar um amigo ou familiar, seu paciente está depositando confiança em você.

Portanto, o prêmio deve fazer jus à essa confiança depositada.

7. Invista em uma logo própria

Ter uma boa identidade visual vai diferir você de outros profissionais da mesma área.

Por isso, vale muito a pena contratar um designer, ou mesmo buscar algum gerador de logo online para começar a ter uma identidade visual.

Essa logo irá funcionar como reforço de marca, e fará com que seu público reconheça seus conteúdos com mais facilidade.

Sem contar que uma boa logo pode e deve também ser utilizada em peças offline, como cartazes, banners, letreiros e outras peças de comunicação dentro e fora do seu consultório.

8. Permita que seus pacientes marquem consultas por aplicativo

Facilitar os agendamentos de consultas para seus pacientes é um dos diferenciais para conseguir novos pacientes.

Imagine que você quer comprar um aparelho, mas não tem tempo de ir na loja e nem pode ficar conversando no WhatsApp com vendedor.

Para você, uma compra online por aplicativo que é feita em 1 minuto e pode ser feita a qualquer hora do dia, resolve seu problema.

Assim é para muitas pessoas. Os hábitos de consumo estão mudando, as pessoas estão cada vez mais ocupadas.

Portando facilitar o agendamento da consulta por aplicativo, além de gerar economia ao não necessitar de um funcionário para marcar consultas, facilita a vida do seu paciente.

O Égide Saúde é uma plataforma completa que oferece agendamento de consultas por aplicativo, aumenta sua visibilidade online, fornece um sistema de gestão e muitas outras vantagens para seu consultório.

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SOBRE O AUTOR

Fabricio Souza
Descrição: Formado em Comunicação Social e trabalho escrevendo sobre o universo da saúde desde 2019. Por aqui escrevo sobre marketing médico, saúde e gestão.