Em primeiro lugar precisamos entender o que é a menopausa. A menopausa se trata do fim da menstruação, quando não vem por mais de 12 meses seguidos.

Juntamente com a menopausa vem os sintomas comuns a ela e, ao contrário do que se pensa, isso é completamente normal.

Agora, para entender mais sobre a menopausa, os sintomas comuns a ela e como lidar com este período, continue lendo este blog.

Sintomas comuns da menopausa

Sensação de calor

Bem como a ausência de menstruação vem as ondas de calor. Elas acontecem devido ao desequilíbrio hormonal causado pela falta da menstruação.

Alterações vaginais

Nesse ínterim também ocorre as alterações vaginais como a secura do canal vaginal, isto ocorre por falta de lubrificação natural durante o dia e mesmo durante relações sexuais.

Além disso, a secura na região pode dificultar a penetração causando dor. O acompanhamento com um ginecologista pode melhorar este sintoma.

Suores noturnos

Bem como a sensação de calor repentino vem os suores noturnos, muito comum durante a menopausa. Eles interferem na qualidade do sono e são causados também pelos hormônios.

Pele seca

Principalmente porque durante a menopausa a uma consequente perda de hormônios, mas também pelo fato da idade física, a pele tem uma tendência a ficar mais seca.

A pele pode acabar perdendo o seu viço e apresentando sinais como descamação. O que pode ser facilmente resolvido com o tratamento certo junto a um dermatologista.

Ganho de peso

Principalmente devido a diminuição na presença de hormônios circulantes no organismo, ocorre um considerável ganho de peso nesta fase. Uma alimentação saudável e exercícios físicos podem contornar a situação.

Boca desidratada

Ao passo que a uma diminuição da produção de saliva, a mulher pode notar a boca seca. O que pode ser incômodo e mais tarde desenvolver cáries e outros problemas bucais.

Muito cansaço

Pouco depois de entrar no climáterio, período de transição entre a fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa, a mulher pode sentir um cansaço excessivo. Isso acontece pela perda de hormônios causada pela menopausa.

Dispareunia

Tal qual a falta de lubrificação natural na vagina, vem a dor durante o sexo chamada também por dispareunia. Mesmo que seja comum, existe tratamento para tal. Não sinta dor!

Incontinencia urinaria

Sobretudo devido aos hormônios e a perda de força muscular uterina durante a menopausa, pode ser que haja dificuldade ou incapacidade de segurar a urina. Já existe tratamento.

Queda de cabelo

Simultaneamente a pele, os cabelos também sofrem com a perda de hormônios, gerando uma queda capilar preocupante. Isso pode mexer com a autoestima feminina, porém, tem tratamento.

Dor no corpo

Muito comum nas articulações, vêm as dores desse período. Elas também podem ser confundidas com dores ósseas, sendo necessário verificar se a paciente se encontra com osteoporose.

Neste caso será necessário o exame de densitometria óssea.

Como lidar com a menopausa

De antemão, é importante marcar uma consulta com o ginecologista e agendar conforme a frequência pedida por ele.

Seja como for, é importante lembrar que as consultas servem para ajudar a monitorar a menopausa, para que assim sejam passados os exames necessários.

Afinal, a menopausa vem entre os 45 e 55 anos, época em que outras doenças costumam surgir junto à menopausa. E por isso a necessidade de se prevenir.

Já conhece o app Égide Saúde?

O aplicativo Égide Saúde oferece marcação de consultas e exames por um preço que cabe no seu bolso. Baixe o app Égide Saúde e marque já a sua consulta com um ginecologista.

SOBRE O AUTOR

Ruthe Barros
Descrição: Formada em jornalismo pela UniCarioca. Fez estágio como criadora de conteúdo para uma assessoria de imprensa, em novembro de 2021 publicou seu primeiro livro “Eu matei um homem em Mônica’s Hill” e hoje em dia trabalha como assistente de marketing para uma clínica médica. Ruthe nasceu em Campina Grande, mas cresceu e mora no Rio de Janeiro até hoje.